As manifestações culturais no município de Santa Brígida, que possui um calendário de eventos extraordinário, são de causar um verdadeiro impacto naqueles que comparecem e apreciam as apresentações dos espetáculos. Atrai intensamente a atenção do público que observam, tanto o religioso como o profano, uma diversificação imponderável. São obrigatórias e imperdíveis aos que visitam a cidade uma passagem pelas famosas rezadeiras, que atendem o lado espiritual com orações videntes ensinando remédios e curando doentes que por ali deixam presentes os problemas do corpo e da alma. Fato que habilita e credencia a sua inserção no Roteiro Turístico Religioso Nacional, conforme a sua identificação cultural:
1- AS DANÇAS DO SÃO GONÇALO:
Homenageia São Gonçalo do Amarante. Possui três modalidades:
Alagoano, Baiano e Pernambucano.
SÃO GONÇALO ALAGOANO:

Nasceu em Portugal, onde o Santo é cultuado desde o século XIII. A dança de São Gonçalo tem atraído a atenção de turistas, curiosos, devotos e folcloristas. É executada por doze mulheres, dividida em duas colunas de seis, acompanhadas por quatro tocadores homens, cujos instrumentos são: uma rebeca de quatro cordas, uma viola de cinco cordas, um pandeiro e um adufo (tambor quadrado). Se apresentam vestidos de branco e pés descalço.
SÃO GONÇALO BAIANO:

Começou com o Sr. Jacó Marques da Silva em 1924. A origem da dança se deu para o pagamento de promessas com devotos do São Gonçalo do Amarante, existindo neste São Gonçalo 9 jornadas e podem dançar homens e mulheres. Sempre eram convidados para as promessas feitas por romeiros e percorriam outros estados a exemplo do Ceará e Alagoas. Quando se apresentam fora da promessa, chama-se folguedo porque não é dançada a jornada completa. Os instrumentos usados por esses grupos é uma cuia, um pandeiro e uma viola. Suas indumentárias são saias estampadas, lenço de cabeça feito um nó chamado "nó de homem", blusas lisas de tom areia e os homens com camisas do mesmo tom e calças cor de cinza. Ao pagar promessa o São Gonçalo Baiano tem que ter fogos de artifícios sempre com uma vela acesa ao lado do santo homenageado.
SÃO GONÇALO PERNAMBUCANO:
É composto por 24 pessoas, grupo tradicional, a maioria é de mulheres, usam chapéu de palha, trajando saias azuis e blusas brancas, acompanhadas por tocadores: violão, adufo e um pandeiro além da imagem do santo. Este São Gonçalo veio de Pernambuco em 1972. Teve como incentivadores dessa dança a devota Madrinha Dodô e o Beato Zé Vigário.
Commenti